Partilhar

Vogais e Consoantes Politicamente Incorrectas do Acordo Ortográfico

Politicamente Incorrectos

Pedro Correia

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
4,51 € 5,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Duas dezenas de académicos reunidos em Lisboa em Outubro de 1990 quiseram alterar o destino de um idioma falado por 250 milhões de pessoas: assim nasceu o chamado Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Impondo frases absurdas, como «o correu [co-réu] correu para a audiência» ou «ninguém para [pára]o Benfica». Contestado por vozes autorizadas de diversos quadrantes, quase sem ninguém a defendê-lo, mesmo assim foi adoptado pelo Estado português. À revelia das normas jurídicas, dos pareceres de muitos especialistas e do mais elementar bom senso. Em 2008, ao ser aprovado no Parlamento, só quatro deputados votaram contra. Hoje, vários outros não escondem críticas. O Presidente da República ratificou-o, mas admite que em casa continua a escrever como aprendeu na escola. O ministro da Educação confessa: «Eu não gosto de mudar a maneira de escrever.» Valerá a pena manter algo que quase ninguém quer? Este é o livro politicamente incorrecto, sem deixar cair o c, que prova que não.

Ler mais

Autor

Pedro Correia

Nasceu em Lisboa, em 1962. É jornalista profissional há quase quatro décadas, tendo dirigido dois jornais em Macau, integrado a equipa fundadora do Público, trabalhado como correspondente no Expresso e como editor, editorialista e grande-repórter do Diário de Notícias.

Além do jornalismo, fez consultoria de comunicação e especializou-se em assessoria política, tendo, em 2009, fundado o blogue Delito de Opinião, centrado em temas políticos e culturais.

É autor ou co-autor dos livros: Vogais e Consoantes Politicamente Incorrectas do Acordo Ortográfico (2013), Presidenciáveis (2015), Novo Dicionário da Comunicação (2015, com diversos), Política de A a Z (2017, com Rodrigo Gonçalves), Delito de Opinião (2018, com diversos) e 2017 – As Frases do Ano (2018).

Pedro Correia é assumidamente liberal, contra todas as formas de censura.

Ler mais