Partilhar

A Memória dos Outros - Vozes e Percursos - Vol. I

Marcello Duarte Mathias

Envio em 10 dias



Desconto: 10%
17,90 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Editado em 2001, A Memória dos Outros depressa esgotou tendo recebido os prémios Prémio Jacinto Prado Coelho da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários e Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus. É agora reeditado com o título Vozes e Percursos – A memória dos outros I.

De Raymond Aron a Kissinger, de Matisse a Rothko, de Almada Negreiros a Miguel Torga e Vitorino Nemésio, de Woody Allen à Geração Perdida, sem esquecer a paixão pela diarística e o jogo de xadrez, reúnem-se aqui algumas dezenas de textos que, sob aparência diversa, exprimem uma visão rica de análises, comentários e interrogações que é também, como o título o indica, evocação e convívio. Conjunto que constitui afinal um património de encontros e afinidades, porquanto a memória dos outros é por igual parte da nossa. Referindo-se a este livro, à sua tonalidade e substância, Vasco Graça Moura dirá, em jeito de síntese, quando da entrega do prémio D. Dinis em 2002: «Há qualquer coisa da lição de Montaigne nessa ironia afável de lidar com o lido, com o visto e com o vivido, tão própria de quem se procura naquilo que procura». Em 2017, Marcello Duarte Mathias publicou novo livro de ensaios e crónicas com o título Caminhos e Destinos – A Memória dos Outros II onde, a par da limpidez da escrita, se evidencia na variedade dos temas abordados a mesma pertinência do olhar.

Ler mais

Autor

Marcello Duarte Mathias

Nascido em Lisboa, em 1938, Marcello Duarte Mathias, diplomata de carreira de 1970 a 2003, é autor de obras de índole diversa entre ficção, crónica e ensaio, com destaque para a diarística sob a designação genérica de No Devagar Depressa dos Tempos.

Entre outros, foi distinguido com o Prémio de Ensaio da Academia das Ciências de Lisboa, 1979, o Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus (ex-aequo), 2001. e o Grande Prémio da Literatura Biográfica 2014-2015, pela Associação Portuguesa de Escritores e a Câmara Municipal de Castelo Branco.

Casado com Anne-Marie Vaultier, vive na Abuxarda, Cascais. Têm dois filhos, Nuno e Marcelo, ambos diplomatas.

Ler mais